segunda-feira, 18 de abril de 2011

Identidade

Identidade

“A identidade passa a ser qualificada como identidade pessoal (atributos específicos do indivíduo) e/ou identidade social (atributos que assinalam a pertença a grupos ou categorias) (Jacques 1998, p. 161).

Os termos identidade e social sugerem, respectivamente, um conceito que "explique por exemplo, o sentimento pessoal e a consciência da posse de um eu... " (Brandão, 1990 p.37) privilegiando, de um lado, o indivíduo, e de outro lado, a coletividade, resultando numa configuração na qual se capta o homem inserido na sociedade, bem como à dinâmica das relações sociais. A importância dessa relação pode ser melhor compreendida nessa citação de Marx (1978, p.9) " A sociedade é, pois, a plena unidade essencial do homem com a natureza, a verdadeira ressurreição da natureza, o naturalismo acabado do homem e o humanismo acabado da natureza"

Hamelink (1989) refere que a identidade diz respeito a uma cultura determinada e opõe este conceito ao de identidade cultural. A identidade de uma cultura referir se á às características que se podem atribuir a uma cultura determinada, enquanto a identidade cultural são as características que um indivíduo ou grupo atribui pelo fato de sentir que pertence a uma cultura definida.

Ibáňez (1990) considera a identidade no nível individual. Assim a identidade pessoal é basicamente produzida pela cultura ou subculturas que nos socializam enquanto a identidade cultural é estabelecida com base no sentido de pertença à comunidade.

A investigação sobre a identidade revela uma forma de conhecimento de nós próprios que repousa sobre a interpretação da imagem que os outros têm de nós e que serve para consolidar a que nós fazemos de nós próprios

Fonte:http://www.nossaversao.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário